O objetivo é formar “Professores Coach” para que levem os seus alunos a reflexão sobre suas atitudes, formas de pensar e agir dentro e fora do espaço escolar.
A intenção com isso é que, de forma mais descontraída e leve, os jovens possam desenvolver uma visão ampliada sobre si, o outro e o mundo. Conduz o aluno a identificar seus dons, desejos e a valorizar seus talentos, crescendo mais autoconfiantes, com a autoestima elevada e crendo verdadeiramente que podem realizar seus sonhos.
O Processo de Coaching Escolar também apoia no desenvolvimento de competências dos gestores e demais profissionais da escola, eliminando atitudes sabotadores e pensamentos nocivos para que assim encontrem o seu melhor, aumentem seu autoconhecimento, autoconfiança e possam crescer como profissionais e pessoas.
Conduzir o olhar do jovem para dentro de si mesmo, identificando seus potenciais e os direcionando a seu favor.
Trabalhar com o jovem suas crençcas limitantes, as quais geram barreiras que atrapalham o desenvolvimento.
Restabelecer nesses jovens o papel central da escola, uma vez que muitos deles a frequentam por obrigação, desmotivados ou com baixo desempenho por não conhecerem a real importância dos estudos em sua vida ou mesmo por não terem encontrado a sua melhor estratégia de aprendizagem.
O Professor Coach e a escolha profissional
Todos conhecemos as dificuldades dos nossos jovens na decisão vocacional e o Processo de Coaching aplicado aos jovens fornece os principais pilares para esta tomada de decisão : o Planejamento e o Autoconhecimento.
Proporcionando o Autoconhecimento criamos no jovem autoconfiança, autodesenvolvimento, autocontrole, capacidade de enfrentamento de problemas, tomada de decisões conscientes e autonomia. Com o apoio necessário, essa escolha fica mais clara e alinhada à missão de vida e valores do jovem e assim, levando a realização pessoal.
No aprendizado do planejamento são desenvolvidas habilidades como objetivos, foco, ação e resultados.
O processo entrega aos professores os seguintes benefícios :
- Desenvolvimento de maior Inteligência emocional;
- Melhoria nas habilidades de liderança;
- Identificação de seus comportamentos e crenças limitantes e eliminar atitudes que prejudicam seus resultados;
- Autoconhecimento : conhecer melhor a si, seus interesses, desejos, sonhos, motivações profissionais;
- Reafirmar seu propósito de vida e valorizar ainda mais a sua escolha de educar;
- Melhoria na gestão do tempo, na melhoria dos relacionamentos interpessoais;
- Técnicas e ferramentas.
Esses benefícios e outros refletem em sala de aula e promovem um ambiente muito mais favorável ao ensinar.
O processo entrega aos jovens os benefícios abaixo :
- Autoconhecimento e reconhecimento de seus talentos;
- Capacidade de identificar e lidar melhor com suas emoções e seus sentimentos no dia a dia;
- Melhoria nas relações interpessoais com pais, irmãos, familiares professores e colegas de escola;
- Melhoria na comunicação;
- Melhoria no comprometimento e rendimento escolar;
- Melhoria na capacidade de expressar ideias;
- Aumento de autoestima, autoconfiança e amor próprio;
- Eliminação de comportamentos negativos.
O processo ainda gera resultados importantes para as escolas, seja perante os alunos, pais e comunidade :
- Prestígio e credibilidade pelo desenvolvimento de um método inovador ;
- Elevação dos índices de aprovação dos alunos ;
- Elevação dos índices de avaliação governamental da escola ;
- Redução da evasão escolar ;
- Aumento do número de matrículas.