Coaching de Carreira
Quando falamos de profissão nos referimos a um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais adquiridos não somente no início da carreira, mas provavelmente, ao longo de toda vida. Aquele que inicia como estagiário, depois de alguns anos já poderá estar liderando equipes ou até mesmo empreendendo. As atualizações sucessivas se tornam então obrigatórias para se manter atuante.
Por outro lado, a carreira se traduz como a trajetória realizada pelo profissional. Tem a ver com os resultados obtidos através das escolhas e atitudes tomadas ao longo de sua vida útil. Sabemos que essa trajetória é impactada por diversos fatores sobre os quais não se tem controle. O problema está naquilo que se pode controlar, cuja responsabilidade muitas das vezes é transferida ao acaso. Com o tempo, percebe-se que aqueles sonhos e interesses iniciais, os quais nos definem, ficaram para trás.
O Coaching de Carreira, visa dar o suporte necessário ao coachee para que seja realizado o realinhamento entre vocação (aquilo que nos define) e uma nova estratégia de vida (carreira).
Assim é indicado tanto para iniciantes quanto para os insatisfeitos com suas trajetórias profissionais. Ainda, para quem já cumpriu sua etapa e resolveu se ocupar de agora em diante com algo que lhe traga maior realização no pessoal.
Neste sentido, o papel do Coach é conduzir o Coachee a reconhecer suas aptidões e habilidades, possibilitando o alinhamento entre sua vida profissional e pessoal, sempre mantendo em foco suas prioridades, crenças e valores.
Através de técnicas e ferramentas, o processo de coaching desenvolve recursos no coachee de forma persistente e duradoura. Através do autoconhecimento, ele potencializa os pontos fortes, ao mesmo tempo em que faz ajustes em seus pontos de melhoria. O objetivo é torná-lo auto suficiente e protagonista de sua própria história.
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino!”
Carl G. Jung